O causador das verrugas na pele é o vírus papilomavírus humano (HPV). O tratamento pode consistir no uso local de medicamentos específicos que promovem a cauterização química, ou na remoção cirúrgica das lesões. As verrugas virais são contagiosas e podem se apresentar de várias formas de acordo com a sua localização e formato:
Verruga vulgar – É o tipo mais comum e aparece especialmente nas áreas de maior atrito, como mãos, dedos, cotovelos e joelhos. As lesões são arredondadas ou irregulares, endurecidas e de coloração esbranquiçada e algumas podem apresentar pontinhos escuros.
Verruga plantar – Fica na planta dos pés e causa dores ao pisar. Geralmente é confundida com calosidades.
Verruga plana – Aparece principalmente em crianças e adolescentes. As lesões são pequenas, de superfície plana e em grande quantidade, e as regiões mais atingidas são a face e dorso das mãos.
Verruga filiforme – Mais comum em idosos, localiza-se na face, no pescoço e nos lábios. Esse tipo de verruga forma uma lesão única perpendicular â superfície cutânea.
Verruga anogenital – Pode ser transmitida por meio de contato sexual. As lesões se formam nas mucosas das regiões genital, perianal, oral e na uretra. São pápulas macias e rosadas.