A Cura por um Estilo de Vida Saudável

A Medicina do Estilo de Vida é uma especialidade médica que trata a prevenção de doenças a partir de mudanças de hábitos e estilo de vida. O objetivo é a gestão de saúde em cada etapa da vida, o que ajuda o paciente e sua família a adotar e manter costumes saudáveis que afetam diretamente a saúde de corpo e mente. Sobretudo, consumir alimentos predominantemente integrais, priorizar uma dieta à base de vegetais, manter atividade física regular, cuidar da qualidade do sono, saber estratégias para controle (e se possível, redução!) do estresse, cultivar relacionamentos saudáveis, extinguir o uso do tabaco e drogas, prevenir abuso de álcool, além de outras modalidades não medicamentosas, para prevenir, tratar e, o mais importante, reverter doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida moderno que estão cada vez mais prevalentes.

Mais de dois terços de todas as doenças do mundo são resultado de escolhas básicas de saúde que cada um de nós faz todos os dias. Isso é reflexo do quê e do quanto comemos, nos exercitamos, dormimos e consumimos de tabaco e álcool. A modificação desses comportamentos evitaria a maioria dos casos de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e muitos tipos de câncer.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a obesidade é uma das enfermidades que mais assusta e é apontada como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderia chegar a 75 milhões, caso nada seja feito. No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. A Clínica Vitalle Saúde e Bem-Estar disponibiliza o exame de bioimpedância, um teste para obter uma análise do percentual de gordura e da taxa de consumo calórico do indivíduo, tão fundamental para o direcionamento de hábitos saudáveis do paciente.

A Medicina do Estilo de Vida conduz o paciente a assumir mais responsabilidade sobre sua saúde e, assim, ele percebe que não precisa depender somente do consultório médico para se cuidar. O conceito se baseia no trabalho do médico como mentor, imprimindo hábitos saudáveis aos pacientes que são absolutamente responsáveis por suas escolhas e atitudes.
O Estilo de Vida realmente melhora a forma como os pacientes podem se cuidar e impactar a própria saúde.