Alimento é vida

A nutrologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e distúrbios relacionados ao comportamento alimentar, cujas premissas e orientações têm relação direta com uma longevidade saudável e, claro, uma melhor qualidade de vida. Em outras palavras: o tempo que você irá viver e a qualidade de sua saúde, mesmo quando sua idade estiver avançada, tem tudo a ver com o que você come hoje! Por mais jovem que você seja.

Vale ressaltar que o nutrólogo é formado em Medicina e, geralmente, possui uma pós-graduação ou residência na área de nutrologia. Essa especialidade médica identifica possíveis “erros” alimentares, hábitos de vida ou condições orgânicas que estejam prejudicando o quadro nutricional do paciente. Desde situações mais simples, como anemia por carência de ferro, falta de vitamina A, até condições mais complexas, como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, alguns tipos de câncer, anorexia nervosa, osteoporose, entre outras.

Por meio do exame de bioimpedância, feito com aparelho não invasivo e indolor, o nutrólogo é capaz de obter uma análise do percentual de gordura e da taxa de consumo calórico do indivíduo, o que ajuda a alinhar os objetivos do tratamento nutricional e o planejamento de uma dieta personalizada. A Clínica Vitalle Saúde e Bem-Estar disponibiliza esse exame tão fundamental para o direcionamento de hábitos saudáveis do paciente.

O nutrólogo orienta o paciente para que ele saiba fazer suas escolhas e combinações à mesa de maneira que a ingestão de determinados nutrientes, juntos ou separados, assegure o seu bom aproveitamento pelo organismo – já que essa informação é essencial para diminuir riscos de doenças e promover saúde e bem-estar.