Combater maus hábitos para evitar doenças é o segredo da longevidade. E entende-se por maus hábitos tudo o que desequilibra o organismo e prejudica a saúde ou piora enfermidades já desenvolvidas no paciente. Manter o corpo em movimento, gerenciar o estresse, alimentar-se corretamente, ter um sono saudável e uma vida emocionalmente plena são os pilares mais importantes para prevenir, reabilitar…
Rugas de expressão, como entre as sobrancelhas, na testa, ao redor dos olhos e dos lábios, podem ser suavizadas ou eliminadas com aplicações de toxina botulínica, comercialmente conhecida como Botox. A substância também é indicada para o levantamento das sobrancelhas, da ponta do nariz e do canto da boca, para a correção do sorriso gengival e o tratamento da hiper-hidrose…
A despigmentação da pele tem causa ainda desconhecida e atinge principalmente a face, as extremidades dos membros, os cotovelos, os joelhos e os genitais. Também pode ocorrer a despigmentação do cabelo e das áreas pilosas. O vitiligo não é contagioso, não provoca dores e também nenhum prejuízo à saúde física, no entanto, as alterações estéticas geralmente causam distúrbios psicológicos, pois…
O causador das verrugas na pele é o vírus papilomavírus humano (HPV). O tratamento pode consistir no uso local de medicamentos específicos que promovem a cauterização química, ou na remoção cirúrgica das lesões. As verrugas virais são contagiosas e podem se apresentar de várias formas de acordo com a sua localização e formato: Verruga vulgar – É o tipo mais comum…
Estresse excessivo, consumo de antibióticos, dietas exageradas, período pós-parto, tintura de cabelo, anemia (deficiência de zinco e magnésio), má alimentação (falta de vitaminas), alterações na tiroide e fatores genéticos podem desencadear o problema. O tratamento é realizado através de medicamentos de uso local ou via oral.
A doença crônica da pele, não contagiosa, é caracterizada pela presença de placas vermelhas descamativas. De causa desconhecida e predisposição genética, atinge homens e mulheres de qualquer idade. As manchas são inflamadas e com escamas espessas e os locais mais atingidos são couro cabeludo, cotovelos, joelhos, palmas das mãos e área genital. Embora a aparência seja desagradável, a psoríase não…
São infecções bastante comuns causadas pelo crescimento excessivo de fungos, que geralmente se desenvolvem em locais quentes e úmidos. Podem aparecer no couro cabeludo, nas unhas, nos pés e nas áreas mais úmidas do corpo. O sistema imunológico enfraquecido, o consumo excessivo de açúcar ou alergias tendem a desencadear a doença infecciosa que é contagiosa. Há vários tipos de micose,…
Altamente contagiosa, a doença é provocada por vírus que geralmente se contrai na infância, mas muitas vezes não se manifesta nessa fase. O vírus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, se instala no organismo de forma inativa até que seja reativado por exposição solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência…
Acontece em áreas ricas em glândulas sebáceas, como o couro cabeludo, as sobrancelhas, os cantos do nariz, as orelhas e o colo. A dermatite seborreica é uma inflamação que causa principalmente escamação e vermelhidão. É uma doença crônica com períodos de melhora e piora dos sintomas. A causa não é totalmente conhecida, e a inflamação pode ter origem genética ou…
A dermatite atópica costuma se manifestar na infância e é desenvolvida por herança genética. Está associada a doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite alérgica. Não contagiosa, a dermatite atópica desencadeia coceira por causa da pele seca, que pode começar antes mesmo das lesões se manifestarem. Em crianças, os eczemas são avermelhados e descamativos e aparecem principalmente no tronco, na…